Bob Dylan vence o Nobel de Literatura 2016

bob dylanO cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, 75, ganhou o prêmio Nobel de Literaturade 2016 “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição norte-americana da canção”.

A Academia anunciou a entrega nesta quinta-feira (13/10), o nome do mito norte-americano do folk.

Na história do prêmio, a maioria foi dada a autores de fala inglesa (27), seguidos por literatos de língua francesa (14), alemã (13) e espanhola (11). O único autor lusófono premiado foi José Saramago, em 1998.

Nascido em Minnesota, Dylan foi reconhecido pelo Nobel por sua música ser um organismo vivo no qual as letras são o corpo sobre o qual se apoia o resto, é portanto algo histórico.

Mas a literatura baseada na música, ou vice-versa, era o caminho para esse tal Zimmerman, que adotou o pseudônimo de Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, e depois de devorar qualquer livro que lhe caísse às mãos.

O salto para Nova York, impulsionado pela chance de conhecer o incomparável cantor-ativista Woody Guthrie, seria a introdução definitiva do músico no gênero literário.

Lá mesmo, no coração urbano da Grande Maçã, construiu seu revolucionário estilo mergulhando nos sermões do blues e do folk e na corrente desinibida eunderground da geração Beat, com Jack Kerouac, Neal Cassady e Allen Gingsberg.

Boa parte da responsabilidade cabe também a uma namorada sua dos anos sessenta, Suze Rotolo, que lhe apresentou ao poeta francês Arthur Rimbaud, um facho de luz para a futura obra dylaniana.

Dylan acumula outros prêmios, como Grammy, um total de 12 em toda a sua carreira. O primeiro Grammy veio em 1973 com o álbum “The Concert for Bangladesh”. Em 2006, Dylan recebeu o Gramy de melhor filme musical com “No Direction Home”, de 2006.

Além disso, acumula um Oscar e um Globo de Outro pela canção “Things Have Changed” da trilha sonora de “Garotos Incriveis”, de 2001.

Em 2008, ele recebeu um Pulitzer pelo “profundo impacto na música popular e na cultura americana”.

Share This Post

Related Articles